
20 a 22 de outubro
XI SAPUERJ

Conversa com
Profissionais do livro
A divulgação está organizada pela ordem alfabética de autoria.
"Escrever é contar de novo, nas letras está um gesto avassalador, a empoderar os sentidos, libertar o inconsciente e mudar o estado das coisas"
Cristiane Sobral
Encontro virtual entre escritores e outros profissionais do livro, cujo objetivo é ampliar os espaços de escupa para o trabalho de estudantes que atuem nessas áreas. A mesa debaterá questões gerais sobre processo criativo, procedimentos da escrita, mercado editorial e, claro, fornecer um panorama das carreiras das e dos participantes. A mesa conta com a presença de Felipe Campos, Julia Neiva, Thayssa Martins e mediação de Wlange Keindé.
Participe!





FELIPE CAMPOS
Felipe Campos é professor, ilustrador, quadrinista e escritor de livros para crianças e jovens. É graduado em Gravura, especialista em Literatura Infantil e Juvenil - ambos cursos ministrados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrando em Teoria da literatura e Literatura comparada na UERJ. Já fez exposições em bibliotecas e livrarias, participou de diversos eventos literários e de cultura pop e é membro da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil). Suas cores e traço são inspirados em animações clássicas, trabalhos da colorista Mary Blair, ilustrações dos diretores Tim Burton e Guillermo del Toro, pinturas do Romantismo e do Surrealismo e nos estilos dos ilustradores Quentin Blake, Dave McKean e Stephen Michael King. Escreve sobre monstros, fantasmas, cenários assustadores e situações aterrorizantes.
THAYSSA MARTINS
Thayssa Martins é mãe, leitora, estudante de Letras e profissional do livro. Foi cofundadora, na UERJ, do periódico Coruja, voltado à produção literária e científica de graduandos de Letras, e do Laboratório de Publicações Lima Barreto, que edita títulos de estudos sobre o livro e promove eventos e atividades de crítica e capacitação ao setor editorial, e do qual foi coordenadora por cinco anos. É diretora da Macabéa Edições, editora independente que publica apenas obras de mulheres, de ficção ou não ficção, na qual é também a principal responsável pela edição dos projetos de prosa literária.
WLANGE KEINDÉ
Wlange Keindé é cientista social, escritora e criadora do Ficçomos, o maior canal de escrita criativa do YouTube Brasil. É pós-graduanda em Roteiro Cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na UERJ. Autora de A Criação do Escritor (Porto de Lenha, 2019) e Você Por Aqui? (P.S. Edições, 2020), participa das antologias O Movimento Leve (Malê, 2018), Elas: na outra face da fantasia (Meus Ritmos, 2019), entre outras.