
20 a 22 de outubro
XI SAPUERJ

Minicursos
Convidamos ao público em geral a participar dos minicursos oferecidos gratuitamente pelo XI SAPUERJ Letras 2020.
As vagas são limitadas e as inscrições se encerrarão uma vez que atingido o limite de vagas. Haverá lista de espera. Serão emitidos certificados.
Os minicursos não serão transmitidos para as redes sociais do evento e não ficarão gravados. Apenas pessoas inscritas poderão participar.
Agradecemos a compreensão com nosso processo de aprendizado.
Prazo de inscrição: 22 de setembro a 13 de outubro de 2020. Ou até encerrarem as vagas.
"A palavra deve desafiar os paradoxos da realidade, instigar os sentidos e mentes adormecidas."
Cristiane Sobral
O evento desse ano será 100% on-line e gratuito. Contudo, pedimos que façam uma contribuição voluntária para uma instituição filantrópica. Nesse momento de crise, toda a ajuda é mais do que necessária. Abaixo sugerimos duas instituições. Afirmamos que a contribuição é voluntária e que a Comissão Organizadora do evento não servirá de intermediária para as doações, ficando essas de responsabilidade das próprias instituições.
Caso já contribua para outra instituição ou não possa colaborar no momento, agradecemos se puder compartilhar em suas redes o trabalho de uma dessas instituições.
Inscrições
esgotadas
Minicurso 1
Ensino remoto emergencial: interfaces, caminhos e reflexões docentes
Ministrantes:
Janaina Cardoso e Ana Beatriz Simões
Minicurso 2
Desvendando a escrita acadêmica
Ministrante:
Rosane Reis de Oliveira
Ementa
Ensino remoto emergencial, EAD e Educação online: diferenças e possibilidades. O contexto do uso tecnológico emergencial no cotidiano do ensino médio integrado e no ensino superior: atividades de acolhimento e enriquecimento. Interfaces e dispositivos tecnológicos para o ensino de língua materna e línguas adicionais: reflexões docentes sobre o uso.
Ementa
A produção do texto acadêmico; as qualidades de uma escrita acadêmica; a importância da norma culta; o discurso de autoridade na produção acadêmica; os artigos científicos, sua temática e sua redação; a busca de assuntos relevantes e a definição do tema para a pesquisa; a formulação dos objetivos de pesquisa; o planejamento da pesquisa; a estrutura do projeto de pesquisa.
Programa
Programa
1. Apresentação de conceitos relacionados à cibercultura e multiletramentos
2. Reflexão sobre os conceitos de EAD, ERE (ensino remoto emergencial) e educação online
3. Processo de inclusão e consciência tecnológica
4. Exemplos de atividades de ERE sendo desenvolvidas na UERJ e no IFF
5. Alguns aplicativos e dispositivos tecnológicos para ere ou atividades híbridas
6. Considerações finais (incluindo a importância da formação docente para "novos tempos")
Ana Beatriz Simões
Possui bacharelado e licenciatura em Letras Português- Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras pelo CEFET- RJ. Atualmente, é professora de Língua Espanhola no Instituto Federal Fluminense, Campus Santo Antônio de Pádua.
1. A redação acadêmica e suas qualidades
2. Os artigos científicos
3. Os projetos de pesquisa
Rosane Reis de Oliveira
Doutora em Letras pela UERJ, com linha de pesquisa em subsídios da semiótica para o ensino de redação. Dedica-se a estudar a gramática da língua portuguesa sob perspectiva semiótica e a metodologia do ensino de redação. Autora dos livros Redação em Concursos, com Maria Emília B., Editora Ferreira e Língua Portuguesa para a banca CESPE, com Aline Aurora, Editora JusPodivm. É membro do grupo de pesquisa SELEPROT/CNPq/Uerj, da ALFAL e da AILP. Opera com revisão, correção e avaliação técnica de textos na Editora Dialogarts (UERJ) e como freelancer. Proprietária do Rosane Reis Cursos e Mentorias (www.rosanereis.com.br)
Quando?
Quinta-feira, dia 22 de outubro de 2020
Das 10h às 11h30 (horário de Brasília)
Janaina Cardoso
Doutora em Letras, Estudos Linguísticos (UFF), Mestre em Língua Inglesa (UFF), possui o DipRSA (University of Cambridge) e especialização em Administração escolar (Candido Mendes), Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa (UFF) e Problemas no Desempenho Escolar (FAHUPE). Professora associada e Diretora do Instituto de Letras da UERJ; Coordenadora do grupo de pesquisa CNPq/UERJ - EAL - Ensino e Aprendizagem de Línguas; Procientista (UERJ) e Bolsista CNPq. Participa do GT da ANPOLL - Formação de Educadores na Linguística Aplicada.
Quando?
Terça-feira, dia 20 de outubro de 2020
Das 10h às 11h30 (horário de Brasília)
